quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PROVAS

Em 09/05/2010', fiz uma prova do concurso da Caixa Econômica Federal. Minha primeira prova dessa importância. Quase uma semana antes, na segunda-feira, eu já começava a ter dor no estômago, acho que nervosismo. Semanas antes minha mãe me sugeriu (quase obrigando), a fazer um curso de Auxiliar de Escritório, que teve 2 meses de duração. E um mês antes, mais especificamente, um mês antes da prova da Caixa, foi ela [mãe] que me insentivou a fazer essa prova, também.
obs.: Minha mãe pensa muito no meu futuro (e não é ironia).

Então eu tinha um mês para estudar para o concurso da Caixa, e estudar para as provas normais da escola, estudar para o vestibular
obs.: estava e estou ainda, fazendo um curso pré-vestibular aos sábados.
E naquele momento estava eu me matriculando para o curso de Auxiliar de Escritório, com a carga horária de 13:00 ás 17:00 de segunda á sexta.

Por um momento pensei, 'não vou ter mas vida social', digo, sair pra passear, nem que seja por um dia ou noite, ver pessoas diferentes, encontrar com os amigos, acessar a internet (vicio), enfim, várias outras atividades. Naquele instante só me restava o domingo pra descansar. 'Mas tabom, podia ser pior'; pensei.

Entretanto, a moça que fez minha inscrição, disse que não tinha mais vagas. Sorri por dentro. Mas, que ligaria pra mim, caso alguém desistisse e/ou morresse, para que eu pudesse ocupar tal vaga.

Fui pra casa um pouco feliz, ia me ocupar com três coisas apenas - escola, concurso e pré-vestibular - Mas a notícia chegou dias depois; uma moça me liga e diz que eu tinha conseguido uma vaga no curso. Que alegria!

Um pouco mais conformada, fui para o curso na segunda-feira seguinte, ás 13:05, corri ao máximo pra chegar na hora, o que não aconteceu. Mas não teve nenhuma alteração. Lá me senti meia deslocada e me juntei à duas pessoas que estavam mais afastadas, os irmãos Douglas e Carla.
obs.: Só soube que eles eram irmãos bem depois.
Fiquei conversando com eles e me indentifiquei logo com o Douglas, que virou um amigo meu.
A professora chegou um pouco atrasada, acho que 30 ou 40 min, e nem tinha percebido que ela era a professora, porque ela é muito nova, 21 anos.

Enfim, subimos para a sala, e eu e meus novos colegas sentamos no canto da parede, estavamos muito sem jeito. Ainda mais porque todos na sala já se conheciam, eu e meus colegas começamos no curso 1 semana atrasados. A professora pediu que nós nos apresentasse. Aquela coisa de sempre, de falar o nome, a idade, o porquê de estar fazendo o curso. Fizemos isso. Foi bom pra dar aquela quebrada da timidez. Ela deu a aula do dia, e quase no final da aula, pediu que a turma se dividisse em dois grupos, para criar uma peça teatral explicando a matéria dada naquele dia.

Na hora eu achei horrivel, não conhecia ninguem, e além disso tinha que apresentar uma pecinha na frente de todo mundo. Que vergonha! Mas fiquei num grupo ótimo, com pessoas super simpáticas e extrovertidas, que me deixaram bem a vontade. Fiz a peça. Meu grupo ganhou! E entendi essa forma da professora de dar as tarefas, é uma forma de todos participarem e interagirem entre si. No final achei muito legal.

Agora eu tinha 4 coisas' de ocupação. No começo achei esse novo curso fácil. Eu tinha dito que o horario dele era de 13:00 ás 17:00, mas a professoa só chagava ás 13:40 e liberava todos ás 16:00, com o intervalo ás 15:30. Ganhavamos biscoito e guaraná natural de graça. Esse era uma das melhores coisas de lá.

Passando as semanas, e eu com essa rotina, de segunda á sexta:
 6:20 - acordava (e ainda acordo)
 7:00 - escola
 12:20 - saia da escola e corria pra casa pra tomar banho e almoçar
 13:15 mais tardar 13:20 - saia de casa 'correndo' para o curso
 16:00 - saia do curso alegre para casa
 17:30 - lanchava e via Malhação
 18:00 - estudava ou fazia algum trabalho da escola
 21:00 - jantava e via novela, nem me lembro qual.
 e depois de 00:00 que eu ia dormir
 Amanhã tudo de novo.
 No sábado é parecido, acordo a mesma hora da semana, mas o curso começa ás 8:00, eu acordo cedo porque o curso é longe. Fico lá até ás 17:00 em ponto.
 Se não chegasse em casa muito cansada, eu estudava um pouco, ou saia com minhas amigas. É, com isso tudo eu não deixei de sair, como eu pensava. E finalmente o Domingo, dia de descanso. Acordo normalmente na hora do almoço, mais tarda ás 15:00.

E foi assim até a penultima semana da prova do concurso da Caixa, ai que apertou. Tudo aconteceu ao mesmo tempo; trabalhos e provas na escola, simulados no pré-vestibular, trabalho do curso de Auxiliar de Escritório (um trabalho meio complicadinho por sinal) e finalmente continuar estudando pra prova da Caixa. Mas em vista disso tudo, deixa essa prova 'pro canto' por enquanto. E fui resolver as questões da escola primeiro, pré-vestibular segundo e por ultimo o trabalho do curso da semana.

Esse trabalho eu ia procurando aos poucos, enquanto fazia as outras atividades. Era um trabalho em dupla, quem fez comigo foi o Douglas, em que nós dois tinhamos que inventar uma empresa. Nome da empresa, o produto que ela fornece, enfim, tinha que montar uma empresa completa. Dei a idéia de fazer uma Fabrica de chocolates e dei o nome também: QUIBOMOM. Um nome tosco, mas que pegou. No final das contas, eu fiz o trabalho quase todo. O Douglas só fez os bombons caseiros (idéia minha também, sem querer me gabar).

Portanto, na ultima semana para o concurso, estava eu fazendo minha Fábrica de Chocolate. Me envolvi completamente pra fazer esse trabalho, criei, pesquisei, estudei. Formei uma Indústria completa. AH, um detalhe, esse trabalho valia mais que uns pontos, mas a professoria escolheria a melhor dupla para fazer um estágio. Então me empenhei ao máximo. No final dessa semana eu fiquei até ás 4:00 da manhã pra terminar o trabalho. A entrega era na sexta. Cumpri. Fiz a apresentação e eu e Douglas ganhamos elogios de todos os alunos e da professora também. Mas acho que o motivo de tanto encanto pelo trabalho, não foi meu relatório e nem meus cartazes que quase me matei fazendo, foram os bombons que o Douglas fez, e que distribuimos para a sala inteira.
obs.: Mas os bombons estavam muito gostosos. O Douglas é um bom doceiro.

Acaba a aula, fui correndo pra casa estudar, ou tentar estudar, nos momentos restantes antes da prova da Caixa.
No sábado, cheguei em casa, do pré-vestibular, direto para meus resumos, livros e cadernos, na tentativa de gravar alguma coisa para o dia seguinte. Fui dormir ás 4:00 da manhã (acho), com dois livros em cima de mim.

Era domingo dos dias das mães, e como de costume; eu, minha mãe e minha irmã, fomos almoçar na casa da minha avó, em Nova Iguaçu. O lugar que escolhi para fazer a prova era em Nova Iguaçu, ás 15:00. Já sabia onde era a escola onde eu realizaria a prova. Quer dizer, pensava que sabia.
AÍ que começou o tormento.

Saí da casa da minha avó ás 13:30, cheguei na escola marcada ás 14:00. Porque é sempre bom chegar uma hora antes, acho que é p/ pessoa poder se acalmar ou pra saber se aquele era realmente o lugar de fazer a prova. Pra mim foi o segundo caso.
obs.: Era um dia nublado e chuvoso, chuva que vinha e depois parava.

Cheguei na escola aliviada de estar exatamente a uma hora adiantada. Fui ver meu nome numa lista na parede, logo na entrada da escola. Não tinha. Fui até um moço e perguntei se só tivesse aquela lista ali, ele me disse que tinha mais depois do pátio. Então fui eu com esperança de encontrar meu nome, a sala, e sentar na minha cadeira marcada.

Cheguei lá, nada. Não tinha lista. Perguntei a uma moça, tinha mais gente procurando sua sala, mas estava na mesma situação que eu. Essa moça nos fez entrar numa sala, tipo sala dos professores. Tinha mais gente, um desespero só. Tinha um cara que estava telefonando pra não sei quem, para localizar os locais das pessoas que não tinha o nome na lista naquela escola, como eu. Eu fui a ultima a ser atendida por esse cara. Até aí estava tranquila. Ele me pediu meu CPF e meu cartão de confirmação da inscrição. Ligou pra saber onde meu nome estava e logo depois me disse que meu nome estava em outra escola.
Olhei as horas, era 14:20, já comecei a ficar preocupada. Mas eu sabia onde era essa escola, era perto de onde estava. Porém, me vem aquela moça, que me levou até aquela sala, e diz: - Não essa escola que você está pensando, é a outra perto da Via ligth.
Bom, aí sim fiquei desesperada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário