sábado, 2 de outubro de 2010

Cantigas de Roda. 1ª Parte.

No programa Estrelas na Globo, que foi exibido no sábado passado, dia 25/09/2010; Nelson Freitas foi um dos convidados da Angélica. Bõ, durante a entrevista, ele falou das cantigas infantis, e isso me deu uma idéia.. hohoho.

http://www.youtube.com/watch?v=_Z0XQH7XzZc

Realmente as letras dessas cantigas são idiotas, não tem lógica. Observe os detalhes:

      "  Fui no Tororó
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha !

Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar !
Por que eu tenho o Pedro
Para ser o meu par ! "

http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#tororo


Bõ, pra começar.. "Fui no Tororó beber água não achei
                             Achei linda Morena
                             Que no Tororó deixei (...)"
Esse cara (que vai no tororó) é burro, idiota ou gay. Porque ele vai no Tororó, não acha água, fica com sede [haha], acha a tal da Linda Morena e deixa ela lá? Como assim? Nem dá uns pegas nela ou então nem a convida pra sair, sei lá. poxa.

__________________________________________________________________________________

"Fui morar numa casinha nha
 Bem cheinha nha 
 de cupins
 Saiu de lá uma largatixa xa
 olhou pra mim, olhou pra mim e fez assim : trru"

Nem sei se a músiquinha é assim mesmo, mas minha mãe cantava pra mim quando eu era pequena, e hoje ela me chamou a atenção. Vamos analisar: Em primeiro lugar, quem em sã consciência iria morar em uma casa cheia de cupins, pra que? Só pra ter o trabalho de detetizar e gastar dinheiro.. enfim; outra coisa, o que uma largatixa estava fazendo nessa casa? Comendo os cupins? Não tem lógica ela estar lá, era mais provável sair um cupim de lá e me da língua, ou careta, sei lá, logo que, a casa está cheia deles.
Ué, não conhece essa músiquinha ? Então está conhecendo agora!

__________________________________________________________________________________



Atualmente, existe a nova versão da música o "O Cravo e a Rosa", através da música "Linda Rosa" cantada lindamente pela Maria Gadú.:


Linda Rosa
 Maria Gadú

Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem ao certo
A moça de sorriso aberto
Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto

Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz

Escolha feita, inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem o certo
A moça de sorriso aberto
Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto

Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz

Escolha feita, inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo



Nenhum comentário:

Postar um comentário